quinta-feira, 18 de julho de 2013

TUDO PASSA NA DOENÇA DE ALZHEIMER COMO NA VIDA

Você já prestou atenção na letra desta música "Como uma onda ? “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”…“Tudo passa, tudo sempre passará”…”A vida vem em ondas como o mar, num indo e vindo infinito“…

Se na vida tudo muda o tempo todo, na doença de Alzheimer as mudanças são, muitas vezes, rápidas e assustadoras tanto para o doente como para o familiar cuidador que com ele convive. O doente com Alzheimer, na fase inicial da doença, pode desenvolver depressão porque não entende as mudanças que estão acontecendo com ele, fica confuso e perdido.

Mas, e nós que não estamos doentes, por que resistimos tanto a perceber as mudanças tanto na vida como na doença do nosso familiar querido? Por que sofremos a tentação de repetir o que já sabemos, em vez de tentar aprender e enfrentar o que é desconhecido?

Já ouvimos tantas vezes, “ele sempre foi assim, desligado”…ou “é a idade que faz com que esqueça as coisas”…”ela não tem nada, está melhor do que eu”…
Será que temos MEDO de olhar de perto? As mudanças produzem ansiedade. É perturbador sair do habitual, seja bom ou ruim.

“Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo”…
Como enfrentar as mudanças? Como dar conta da ansiedade?
“Há tanta vida lá fora e aqui dentro”…

Para perceber as mudanças é preciso VONTADE, CORAGEM e HUMILDADE. Também é preciso vencer nosso ORGULHO! Olhar pra dentro de si em primeiro lugar, perceber tudo que está dentro de você  toda a vida e energia, todos os recursos que irão fazer com que possa SE CUIDAR, SE AUTOCONHECER, para poder dar conta de cuidar do seu familiar com Alzheimer.

Aprender a viver cada dia de uma vez. “TUDO PASSA, TUDO SEMPRE PASSARÁ”. E tudo, se refere tanto às coisas boas, aos bons momentos, os carinhos e afetos vivenciados, como também se refere às coisas difíceis, aos maus momentos, aos conflitos.

Faça o melhor que voce pode em cada momento, respeitando os seus limites, sem deixar de viver a sua vida. Sem culpa! E mude, transforme  se abra ao que a vida te apresenta, ao diferente, ao novo. Aceite o que não pode mudar! (Tania Scripilliti)

http://www.taniascripilliti.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário