terça-feira, 31 de dezembro de 2013

EM QUE ESPELHO FICOU PERDIDA A MINHA FACE?


Tom Hussey é um premiado fotografo norte-americano. Em uma série intitulada “Reflexões”, Hussey mostra idosos olhando no espelho e enxergando-se com a aparência de quando eram jovens. Ele mesmo alega que a ideia surgiu quando estava conversando com um veterano da 2ª Guerra Mundial, chamado Gardner. À beira de seu aniversário de 80 anos, Gardner disse que ainda se sentia como um jovem. A conversa inspirou Hussey a fotografar Gardner olhando para um espelho no banheiro, onde, depois de algumas edições usando fotografias antigas, a montagem mostraria ele vendo a si próprio na juventude. A imagem resultante fez parte de seu portfólio durante algum tempo, até ser lembrada para compor uma peça publicitária para uma marca de remédio contra o mal de Alzheimer. Veja as fotos e, logo abaixo, o poema “Retrato”, de Cecília Meireles:

younger-self-reflected-in-mirror-reflection-tom-hussey-3

younger-self-reflected-in-mirror-reflection-tom-hussey-7

younger-self-reflected-in-mirror-reflection-tom-hussey-1

younger-self-reflected-in-mirror-reflection-tom-hussey-4

younger-self-reflected-in-mirror-reflection-tom-hussey-2

younger-self-reflected-in-mirror-reflection-tom-hussey-6

younger-self-reflected-in-mirror-reflection-tom-hussey-5


RETRATO

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?

Cecília Meireles

Nenhum comentário:

Postar um comentário