quarta-feira, 15 de maio de 2013

ESQUEÇA AS DENOMINAÇÕES

 Se você é uma pessoa de sorte, está caminhando para a velhice. Se você é uma pessoa de muita sorte, estará tão velho que os agentes funerários o seguirão com uma fita métrica nas mãos, para ganhar tempo. Vai precisar de um bombeiro-chefe para apagar as velas de seu bolo de aniversário. E, quando alguém falar de você, as pessoas vão suspirar e exclamar: “Ele está vivo ainda”? Velhice é assim. 

Espere um pouco! Sorte de envelhecer? Sim, foi isso que dissemos. Mas você pode contestar: “O que todo mundo quer não é permanecer jovem por mais tempo?” Claro que sim, mas não é possível. Não importa o que faça do lado de fora; por dentro você está se tornando mais velho. A única alternativa para o avanço da idade, é a morte. E, como ainda não morremos, podemos dizer que estar velho e ativo significa um bocado de diversão.

 Cultiva a Maturidade mais não envelheça :
 O avanço da idade não é opcional. Isso significa que, se você quer ter uma vida boa, só há uma coisa a fazer: não envelheça. Cultive a maturidade. Cultivar a maturidade significa crescer conforme avançamos em idade, aprender, descobrir novas emoções, nova sabedoria novos interesses motivadores. Você aprende com os erros e estabelece novas posturas, novos relacionamentos, à medida que trata com carinho os mais velhos, cuida do corpo, faz exercícios, alimenta-se corretamente, evita os riscos, aprenda a tocar um instrumento, ou seja, você vive. Você cresce, muda de opinião e se aperfeiçoa com o tempo. 

Envelhecer significa fossilizar-se, assistindo o tempo passar pela vida, queixando-se, mas nunca agindo, arrependendo-se, mas nunca alcançando o que quer. Envelhecer significa que você está morto anos antes do seu corpo chegar lá. Quem deseja isso? A filosofia de Como envelhecer sem ficar velho, não se baseia na apologia da velhice, nem evitá-la mas mostrar que ela pode ser um tempo incrível de liberdade, de aprendizado e propósitos, se você captar sua noção correta. A velhice é um privilégio. Como você lida com isso? 

Você está batendo de frente com a vida, chegando depois dos desafios, empregando tempo e dinheiro em alguma causa que o amargura o coração? Você está desprezando as expectativas de seus netos e amedrontando-os por aprenderem a surfar, a fazer trilhas pelos Apalaches ou por começarem um novo negócio? Muitos ainda não se convenceram de que podem ser ainda mais vitais e ativos, aos 70 anos, do que eram aos 50, estão emperrados em mentalidades obsoletas sobre a velhice, ideias que sussurram aos seus ouvidos que as únicas opções que temos são se sentar numa cadeira de balanço, reclamar da música nova, esquecer o que é sexo, aprender a jogar bocha e orar para que não precisemos viver com as economias da aposentadoria. FONTE – HANSEN – Mark Victor e colabs, Thomas Nelson Brasil – Rio de Janeiro – 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário